Balneário Camboriú

A cidade de Balneário Camboriú possui o IDH (PNUD, 2010) com a nota 0,845, ou seja, dos 5565 municípios brasileiros a cidade é considerada a quarta melhor cidade para se viver no Brasil, classificada pelos critérios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Balneário Camboriú possui uma vocação turística e a própria prefeitura municipal classifica como “a capital catarinense do turismo”. Os dados da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú aponta a densidade demográfica 2.309,7 hab./m². Na alta temporada, o fluxo turístico gira em média de 600 mil pessoas por mês e por volta de 200 mil pessoas no restante do ano. Nacionalmente, a cidade é considerada um dos melhores destinos turísticos e é um dos 65 indutores de turismo no país, segundo dados do Ministério do Turismo e a cidade é o 7º destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros para visitação, segundo a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Essa combinação de lindas praias, gastronomia, diversas riquezas naturais, belas paisagens, vida noturna e localização privilegiada, próxima das principais cidades de Santa Catarina e da capital Florianópolis, de aeroportos, rodovias e do Porto de Itajaí, são vantagens que atraem investidores e transformam turistas em moradores, são itens que compõem este cenário paradisíaco, foco de atuação da Ciaplan.

Itajaí

O maior porto pesqueiro do Brasil, Itajaí é umas das mais prósperas cidades do estado e vizinha de Balneário Camboriú. Possui lindas praias agrestes, entre elas: Atalaia, Geremias, Cabeçudas, Morcego, Brava e Solidão, ampla área rural e belas paisagens naturais, com uma rica herança cultural de imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos.

Itajaí também é uma cidade universitária com seus 30 mil alunos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), uma das maiores instituições de ensino do Brasil, com mais de 70 cursos superiores, atraindo jovens e familiares, em busca de capacitação e de uma qualidade de vida melhor próximo ao mar.

No ano de 2000, a cidade investiu no turismo náutico e inaugurou o único píer turístico que possui alfândega, o que permite a atracação de navios de cruzeiros marítimos internacionais. Nas águas abrigadas do Rio Itajaí, os turistas descem no centro da cidade, aquecendo a economia e o comércio local. É um terminal exclusivo para passageiros de transatlânticos, pioneiro no Brasil.

Atualmente o foco principal é transformar a cidade em um polo náutico com a construção da marina e com a vinda de fabricantes multinacional de barcos, lanchas e yachts de luxo.

Governador Celso Ramos

Uma cidade com 250 anos de história, foi sede do maior e mais importantes núcleo baleeiro catarinense, a Armação da Piedade. O local – hoje disputado pelos turistas – era ponto de partida de escravos e arpoadores que se arriscavam em precárias embarcações na incerta missão de capturar as Baleias Franca que atualmente procriam e amamentam seus filhotes tranqüilamente em águas catarinenses protegidas por leis ambientais. Cerca de 26 mil turistas por ano visitam Governador Celso Ramos.

A pequena e exuberante cidade de quase 14 mil habitantes é composta pela praias: Canto dos Ganchos, Calheiros, Ganchos do Meio, Ganchos de Fora, Palmas, Sicial, Grande, Cordas, Figueira, Armação da Piedade, Tinguá, Camboa, Fazenda da Armação, Fora, Sipó, Henrique Costa, Currais, Porto, Ilhéus, Calheiros, Baía dos Golfinhos e Antenor, ao todo são 23 magnificas praias e cada uma com cenários cinematográficos.

Destaque para Praia de Palmas, localizado o Ed. Mont Blanc, uma praia de águas cristalinas e areias finas e brancas, ideal para prática de surf e próximo das ilhas: Grande, de Palmas e dos Trinta Reis. Além da paradisíaca paisagem, encontram-se diversos bares, restaurantes de excelente gastronomia.

Camboriú

Foi considerada uma das maiores produtoras de café do estado e é uma cidade em constante evolução e com diversas atividades econômicas desde comércio, mineração, indústria madeireira, metalúrgica, moveleira, têxtil até a pecuária e agricultura familiar.

Além da paz e tranquilidade do campo, a cidade começa a ganhar destaque no turismo, pois a cidade possui diversos Hotéis Fazenda, onde muitos turistas desfrutam da vida no campo e Hotéis urbanos de alto padrão, podendo ainda explorar as belíssimas cachoeiras, trilhas ecológicas, pescarias e a deliciosa gastronomia local com a infra-estrutura do Turismo Ecológico Rural.